Base de Câmbio

02/03/2021 - 18h11

Paciência! Vale a pena?

Paciência!  Vale a pena?

Muitos  me tem feito esta pergunta sobre muitos aspectos. Apesar de não ser especialista em muitos deles, humildemente, tomei a liberdade de comentar alguns neste artigo, dando minha singela opinião. Meu intuito não é ser dono da verdade, mas de levar o leitor à uma reflexão. A unanimidade é burra, então se eu conseguir que cada um que ler este artigo reflita, critique e construa uma linha de pensamento, igual, parecida ou contrária, estas palavras terão “valido a pena”.
Sidnei, vale a pena comprar imóveis agora?  Opa, por que agora? Com exceção de períodos de “bolha”, sempre valeu. Sabendo comprar, os  imóveis mais que dobram de valor em menos de uma década.
Sidnei, vale a pena investir em ações com a loucura da pandemia? Com Rivotril e gardenal, será moleza! Sério, muitas empresas crescerão no pós pandemia. Mas, no momento, para quem não tem expertise em analisar oportunidades de compra, fiquem com empresas com geração de caixa mais previsível. Terão mais chance e proteger seu capital suado.
Vale a pena comprar títulos do tesouro? Este é o benchmark na maioria das economias. É o porto seguro de um país capitalista democrático. Sempre é um bom negócio. Particularmente, eu esperarei  para quando o pós fixado estiver com IPCA + 6%AA, pelo menos. E não deve demorar. A tendência é de subir.
Vale a pena voltar às aulas? Polêmico! Se os estudos ficam prejudicados, teremos uma geração perdida. Aliás, infelizmente já temos. O nosso PIB de 2013 só será alcançado, talvez ,em 2025 ou 2026. Imagine você voltar a produzir e ganhar igual à 2013 só em 2026? Tirando os chamados “fora da curva” , que são os empreendedores natos, e autodidatas, quem parou os estudos, terá menos oportunidades no mercado, e se aliarão aos graduados que não conseguem uma colocação pela crise que já se arrasta a 6 anos no Brasil. Agora, se voltarmos aos estudos, podemos amentar o contágio. Mas a praia de final de semana com os filhos, pode? Esta dicotomia na educação é complexa. Não dá para criticar ou julgar qual linha de ação é a mais correta. Não temos uma estrutura de TI(computadores, internet, etc) para dar o suporte necessário para ensino à distância para a maioria, senão seria uma alternativa paliativa.  A dica que dou é a seguinte: os professores(mestres que respeito muito) orientam de forma sábia os estudos, mas quem se dedica para a evolução cognitiva é o próprio aluno.
Vale a pena sair para trabalhar? Sempre vale a pena se sentir útil, ainda ganhar uns trocados(risos). Nos dias de hoje, porém, podemos deixar isto para profissionais de serviços essenciais. Quem pode trabalhar de home office, vive de renda passiva, ou está aposentado e fazendo algum trabalho para ocupar o tempo, por exemplo, tire um ano sabático em casa. Estude, toque aquele instrumento que está parado no quarto, ou assista séries no seu streaming.  Por que não podemos esperar mais um pouco para uma vida normal? Como no ditado popular eu diria: Calma, você esperou 9 meses para nascer!
Vale a pena tomar vacina? É como perguntar se vale a pena respirar.  Não será o superman, o batman , ou o chapolin que trarão luz no final do túnel. Será a vacina. Para os negacionistas, apesar de respeitar todas as opiniões, sugiro que, mesmo não acreditando, tome. Mal não fará.
Por fim, a que mais ouço é  “o que vale a pena fazer no cenário atual? Bem, para quem tem condição financeira, seja conservador nos investimentos e compre muita máscara e álcool gel. Para quem tem um trabalho essencial, seja prudente e meu muito obrigado por estar na linha de frente. Para quem perdeu a renda, parentes e vontade de viver na pandemia, que não desista. Todos nós, sem exceção, somos importantes para alguém. A vida é curta para ser pequena. Uma das maiores lições do que vivemos hoje está estampada na frase do grande Fernando Pessoa: “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. E, por último, eu que pergunto “após essas reflexões acima, quanto vale sua vida?”

_____________________________________________________________________________
Autor -Sidnei Bertinato da Silva, consultor financeiro. MBA em Gestão estratégica de organizações pela FGV e graduado em Relações Internacionais pela UTP.
_____________________________________________________________________________
Este texto não expressa, necessariamente, a opinião da Base de Cambio.


 

ir para listagem de opiniões